Águas de Santarém mantém tarifário da água mas aumenta saneamento

sexta, 02 novembro 2018
Escrito por Redação

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) vai manter o atual tarifário de abastecimento de água mas terá de fazer uma ligeira subida (4%) da tarifa de saneamento. A alteração responde a uma exigência da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, que quer diminuir a subsidiação ao saneamento, e terá um impacto residual na fatura mensal.

De acordo com a administradora da AS, Teresa Ferreira, o aumento será de cerca de 1 cêntimo por metro cúbico, no primeiro escalão, o que praticamente não se notará em boa parte das faturas.

Em termos de investimento para 2019, a AS vai gastar cerca de 3,1 milhões de euros, a maioria (58%) para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, uma medida destinada a assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que atualmente se situam nos 30%.

Lamentando a ausência de fundos comunitários para o setor, Teresa Ferreira salienta que o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de meios libertados pela empresa, sem recurso a financiamento.

Entre as obras a realizar em 2019 estão a substituição de condutas, a melhoria dos sistemas de controlo de PH, a reabilitação de reservatório

s e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, melhorias na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

 

Noticia Rede Regional:

https://www.rederegional.com/index.php/economia/23782-aguas-de-santarem-mantem-tarifario-da-agua-mas-aumenta-saneamento