Políticas
Política da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho
Esta política foi desenvolvida tendo em conta as atividades e os objetivos da empresa Águas de Santarém.
A nossa atuação vai no sentido de prestar um serviço público de qualidade, orientado por princípios de eficácia de gestão, tendo em conta, a melhoria continua e a defesa dos valores de ordem social e ambiental, num quadro de sustentabilidade económica, financeira e técnica.
A política da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho evidencia o comprometimento da empresa Águas de Santarém na manutenção do Sistema de Gestão Integrado.
Esta rege-se pelos seguintes princípios:
- Assegurar a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado;
- Promover o trabalho em equipa, valorização profissional, bem-estar e felicidade organizacional e consulta e participação de todos os colaboradores da empresa Águas de Santarém;
- Cumprir os requisitos normativos, bem como, os requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva;
- Garantir a distribuição de água para consumo humano com qualidade à população do município de Santarém;
- Assegurar a recolha e tratamento das águas residuais da população do município de Santarém, garantindo assim, a qualidade de efluentes rejeitados no meio hídrico;
- Avaliar e promover as necessidades e expectativas dos clientes, dos colaboradores, da comunidade e restantes partes interessadas;
- Definir e rever periodicamente os princípios, objetivos e metas, tendo em conta, os processos, impactes ambientais e os riscos laborais significativos, de modo a garantir a melhoria continua;
- Assegurar os meios adequados, de modo a prevenir lesões, ferimentos e danos para a saúde, contribuindo assim, para a proteção da saúde e segurança dos colaboradores e de toda a comunidade envolvente;
- Prevenir a poluição e racionalizar a utilização de recursos naturais, no sentido de minimizar os impactes ambientais.
Esta política é devidamente divulgada pelos colaboradores e restantes partes interessadas.
Por forma a concretizar estes princípios, a empresa Águas de Santarém conta com o envolvimento e participação dos seus colaboradores.
Política da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e Bem-Estar e Felicidade Organizacional
Esta política foi desenvolvida tendo como objetivo a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal com vista ao bem-estar e felicidade organizacional.
A felicidade e o bem-estar de todos, contribuirá para prestar um serviço público de qualidade, orientado por princípios de eficácia de gestão, tendo em conta, a melhoria continua e a defesa dos valores de ordem social e ambiental, num quadro de sustentabilidade económica, financeira e técnica.
Neste seguimento, a Águas de Santarém compromete-se a seguir os seguintes princípios e valores:
- Definir e rever os objetivos de saúde e segurança, bem-estar e felicidade e promover medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos colaboradores da empresa Águas de Santarém, através de boas práticas laborais, apoio profissional, desenvolvimento pessoal, serviços e benefícios;
- Assegurar a monitorização e melhoria contínua da eficácia dos Sistemas de Bem-Estar e Felicidade, bem como da Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
- Cumprir os requisitos normativos do sistema integrado de gestão, bem como, os requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva em matéria de conciliação, bem-estar e felicidade, atuação socialmente responsável através da subscrição dos ODS, nomeadamente os princípios e valores;
- Envolver de forma contínua, através de uma boa comunicação e meios adequados, todos os colaboradores e restantes partes interessadas, não desvalorizando as diferenças individuais;
- Proporcionar boas práticas laborais, apoio profissional e desenvolvimento pessoal e serviços e benefícios;
- Assegurar o respeito pelo princípio da igualdade e não-discriminação, responsabilização, trabalho com propósito, transparência, atuando de forma ética e respeitando as partes interessadas, subscrito no Plano de Igualdade de Género e no Acordo de Empresa (AE), onde está subscrito o Código de Ética.
Por forma a concretizar estes princípios, a empresa Águas de Santarém conta com o envolvimento, consulta e participação dos seus colaboradores.
Política Responsabilidade Social Alinhada com os ODS
ÂMBITO E POLÍTICA/DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- Cuidar, Poupar e Preservar;
- Promover o desenvolvimento sustentável, e ser transparente sobre o seu desempenho;
- Assegurar os recursos necessários para o bom desenvolvimento e melhoria contínua do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os ODS;
- Integrar os aspetos relacionados com o Sistema de Gestão em todos os processos estratégicos e operações da empresa;
- Cumprir os requisitos normativos, bem como, os requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva em matéria de RSC-ODS;
- Envolver de forma continua, através da comunicação e meios adequados, a todas as partes interessadas envolvidas no Sistema, da importância do cumprimento dos procedimentos, do alcance dos objetivos e das consequências do incumprimento;
- Gerir possíveis conflitos de interesses entre os objetivos estratégicos da empresa e do Sistema de Gestão.
- ODS 3 – Saúde de Qualidade
- ODS 4 – Educação de Qualidade
- ODS 5 – Igualdade de Género
- ODS 6 – Água Potável e Saneamento
- ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis
- ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico
- ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis
- ODS 13 – Ação Climática
- ODS 14 – Proteger a Vida Marinha