• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém inaugura estação elevatória Ribeira das Fontainhas e etar de Abrã

No 21 de abril de 2016 a Águas de Santarém inaugurou duas novas instalações de tratamento de águas residuais: a estação elevatória da Ribeira das Fontainhas e a ETAR de Abrã.

Este evento contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins, do Presidente do conselho de administração da Águas de Santarém e da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Ricardo Gonçalves, administradores da Águas de Santarém, vereadores, presidentes de Junta de Freguesia, representantes da administração direta do POSEUR, entre outras individualidades.
A Águas de Santarém mantém como objectivo dotar o concelho de níveis de atendimento de saneamento básico de águas residuais, ultrapassando os índices de cobertura exigidos pela União Europeia, num total de 92%. Paralelamente mantém a qualificação e renovação das infraestruturas de abastecimento que se situam há alguns anos numa cobertura de 99,9%.
Com um investimento superior a 43 milhões de euros em infraestruturas de recolha, transporte e tratamento de águas residuais, com projetos aprovados e cofinanciados pelo Programa Operacional Temático, Eixo II, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013), a Águas de Santarém encontra-se, neste momento, em fase de arranque dos últimos sistemas deste ciclo de investimentos, permitindo acolher as ligações particulares aos sistemas públicos que irão contribuir para a sustentabilidade técnica e financeira dos projetos.
No âmbito do desenvolvimento dos projetos que visam dotar o concelho de melhores condições ao nível da drenagem de águas residuais, a estação elevatória Ribeira das Fontainhas é uma infraestrutura de saneamento de extrema importância para Santarém, que vai permitir a expansão da rede pública a diversas localidades limítrofes da cidade. Nestes locais vão ser abandonadas as soluções privativas de drenagem de águas residuais, tais como fossas sépticas, melhorando a qualidade ambiental e de vida da população de Santarém, bem como o desenvolvimento social e económico da região.
Nesta tipologia de instalação, a Estação Elevatória da Ribeira das Fontainhas é uma infraestrutura de grande porte, que representa um investimento de 2.627.319,12€.
A ETAR de Abrã é uma infraestrutura diferenciada positivamente pelo método de tratamento com recurso a leitos de macrófitas que tornam o processo de tratamento e o enquadramento paisagístico mais ecológico e com maior integração ambiental.
O recurso a estes órgãos de tratamento biológico de efluentes domésticos é possível quando a resposta é dirigida a aglomerados populacionais de menores dimensões. Neste caso o projeto foi estimado para servir um equivalente populacional de 420 habitantes com tratamento secundário, proporcionando uma opção mais sustentável e de maior integração ambiental.
A Águas de Santarém, com o cumprimento integral do plano de investimento em sistemas de saneamento de águas residuais, incluindo a cobertura dos pequenos aglomerados urbanos, contribui para um futuro mais sustentável com a disponibilidade dos serviços de abastecimento de água e de distribuição e drenagem de águas residuais, pautados por critérios de qualidade e eficiência que contribuem para a qualidade de vida da população do concelho de Santarém e melhoria do estado ecológico dos recursos hídricos da região. O Sistema de Abrã representa um investimento de 793.914,34 €
A adesão das populações a este projeto tantas vezes evocado pelos residentes como indispensável, só ficará efetivamente completa com as ligações das redes particulares à rede pública, processo em curso e para o qual contamos com a resposta positivas das populações residentes.

Gabinete de Comunicação da Águas de Santarém.