• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Simulacro de incêndio no centro histórico de Santarém

O Serviço Municipal de Proteção Civil realizou na manhã desta terça-feira, 2 de junho, um simulacro de incêndio no edifício sede da empresa municipal Águas de Santarém, situada na Praça Visconde Serra do Pilar (Largo de Marvila), no centro histórico da cidade.

O simulacro, que teve início cerca das 10h00, teve como objetivo testar procedimentos e incutir rotinas de comportamento e actuação correctas nos colaboradores para que, em caso de situação real, se possa minimizar ao máximo as consequências indesejáveis e se consiga lidar o melhor possível com sentimentos de pânico, evitando que os danos provocados nas instalações sejam agravados com danos ou perdas humanas.

Contactado pela Rede Regional, o comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, Nuno Oliveira, referir que o mais importante neste tipo de cenários é tirar ilações para o futuro e, nesse aspeto, o teste foi muito positivo.

“Houve, como habitualmente, alguma resistência à ordem de evacuação do edifício, com pessoas que continuaram a trabalhar e outras que depois de saírem querem regressar para ir buscar pertences pessoais”, afirmou Nuno Oliveira.

Segundo o comandante dos Municipais de Santarém, o mais complicado em todo o simulacro foi o sempre o difícil acesso ao centro histórico, com vários carros mal estacionados a dificultarem a passagem sobretudo dos veículos pesados.

Ao todo o simulacro envolveu 6 veículos e 15 operacionais das duas corporações da cidade, incluindo auto-escada, auto-tanque, ambulância, 2 viaturas urbanas de combate a incêndios e um veículo de comando.

 

Publicada a 02-06-2015.

 

Noticia retirada da rede Regional:
http://www.rederegional.com/index.php/sociedades/12699-simulacro-de-incendio-no-centro-historico-de-santarem