ESCLARECIMENTO – Faturação Meses de Maio e Junho

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Em face de diversas solicitações e reclamações junto do nosso atendimento, entendemos esclarecer publicamente os nossos consumidores, sobre a faturação dos meses de maio e junho, que surpreenderam alguns destinatários pelo acréscimo de valor relativamente à faturação do mês anterior.

Decorrente da situação de Estado de Emergência e de Estado de Calamidade e consequente dever de confinamento e dever de evitar contactos presenciais, esta empresa suspendeu as leituras de contadores com especial incidência nos meses de março e abril. Assim, apenas os consumidores que nos forneceram as leituras tiveram a faturação em função de consumos reais. Já todos os demais consumidores tiveram faturação por estimativa, que corresponde à média das duas últimas leituras reais, pelo que o período de referência foi de meses de inverno, onde existe menor consumo de água.

Após serem retomadas as leituras, as faturações espelham o consumo real, necessariamente agravado pela situação de confinamento que motivou um acréscimo generalizado e muito acentuado do consumo doméstico, uma vez que as famílias passaram a totalidade ou a maioria do seu tempo na sua habitação.

Não se trata, pois, de qualquer aumento de tarifas ou duplicação de faturação. Os aumentos nos valores das faturas são consequência, exclusivamente, do acima descrito, pois as faturas de maio e junho contém os acertos das faturas anteriores de consumo estimado.

Ressalvamos, porém, que o facto de agora se acertar as estimativas não implica um aumento nos escalões do tarifário, sendo os mesmos calculados tendo em atenção os meses a que se reporta o consumo real. Ou seja, os limites máximos de consumo por escalão foram ajustados ao período da faturação em causa.

Considerando o impacto que estas faturas podem ter nos orçamentos familiares, o Conselho de Administração das Águas de Santarém decidiu facilitar o pagamento das faturas de maio e junho em prestações, sem aplicação de qualquer acréscimo de juros de mora ou outro encargo, podendo os consumidores, a requerimento, pagar o respetivo valor, mensal e sucessivamente até dezembro de 2020. Para tal bastará o contacto telefónico para o telefone 243 30 50 50 ou via email para o endereço geral@aguasdesantarem.pt, que os nossos serviços darão seguimento aos processos, sem necessidade de deslocação dos consumidores ao nosso atendimento.

A Câmara Municipal de Santarém decidiu, também, prorrogar o apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mantendo a isenção das tarifas fixas para estas entidades.

2020.07.08

Águas de Santarém

Cuidar. Poupar. Preservar.

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