243 30 50 50 (24h por dia)
Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
 
  • Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

águAS: natural de Santarém

Home » Imprensa » águAS: natural de Santarém

Gustavo Madeira, diretor-geral

Edição n.º 015 (Abril de 2021)

 

A Águas de Santarém é a entidade responsável pelo abastecimento, controlo e tratamento da água no concelho de Santarém. Em outubro de 2020, lançou a águAS, uma marca de água da torneira. Assinalando o Dia Mundial da Água, o diretor-geral, Gustavo Madeira, destacou a importância deste bem essencial.

 

De acordo com o relatório Controlo de Qualidade da Água para Consumo Humano, de 2019, o indicador de água segura situa-se nos 98,66%. Portugal está no bom caminho, no que concerne ao controlo e cuidado com a água da torneira?

Em Portugal, a água apresenta uma qualidade muitíssimo elevada. A publicitação por parte da ERSAR de dados nacionais relativos à qualidade da água para consumo humano, através do seu sítio na internet, permite a monitorização, comparabilidade e o escrutínio público sobre a qualidade da água. Os consumidores do concelho de Santarém têm todos os motivos para ter a maior confiança e orgulho na sua água, seguramente uma das melhores do país. A empresa apresenta uma abordagem madura e consolidada em relação à conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas relativos às águas para abastecimento humano e saneamento de águas residuais.

 

A Águas de Santarém lançou, em outubro do ano passado, a águAS, uma marca de água da torneira do concelho de Santarém. Além disso, a garrafa é reutilizável. Fale-me um pouco sobre o objetivo do lançamento desta marca, onde pode ser encontrada e o impacto que pretende causar junto da população.

O lançamento da marca águAS visou um duplo objetivo. Numa primeira vertente, pretendeu reforçar a identificação dos cidadãos de Santarém com a sua água, uma das águas com melhor qualidade do país. A nossa água é escrutinada diariamente, de forma mais exigente do que os requisitos previstos nas disposições legais vigentes, com vista a garantir a sua qualidade e reforçar a confiança da comunidade na qualidade da água. Numa segunda perspetiva, a iniciativa pretende valorizar e promover um uso eficiente da água, através de um consumo regrado deste bem escasso e essencial, sensibilizando a comunidade para um consumo moderado e sustentável, promovendo a eficácia de utilização e garantindo as necessidades relevantes da sociedade.

 

Como se posiciona a Águas de Santarém para assegurar o tratamento e a qualidade da água?

A empresa tem edificado um conjunto de distintos níveis de controlo que visam garantir a qualidade da água disponibilizada. No entanto, importa garantir a existência de um escrutínio exógeno. Assim, para além da monitorização por parte da ERSAR, a empresa é sujeita a rigorosas auditorias externas, no âmbito da certificação relativa às normas ISO 45001:2018; ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. No corrente mês, estamos em processo de recertificação, por entidade externa e independente. Entre diversos pontos fortes evidenciados na auditoria realizada, foi sinalizado que os mecanismos de controlo vigentes garantem a qualidade da água distribuída.

 

Quais os desafios que ainda é necessário ultrapassar para assegurar um futuro onde a água seja consumida de forma responsável?

O futuro do setor deve garantir uma abordagem holística dos desafios e oportunidades. Numa primeira vertente, importa garantir a modernização do setor e a sua sustentabilidade. Os investimentos necessários são elevados e dificilmente as empresas têm capacidade para os realizar nos momentos adequados. Seria importante que a comunidade se apercebesse da componente económica subjacente aos serviços prestados e da necessidade de se recuperar os investimentos, de forma a possibilitar o reinvestimento. Quando tal não acontece, verifica-se um adiamento sucessivo de investimentos.

 

Assinalando o Dia Mundial da Água, quais as iniciativas levadas a cabo para reforçar a importância da preservação deste bem?

As iniciativas de sensibilização sobre a utilização eficiente dos recursos e sustentabilidade são realizadas ao longo do ano. No Dia Mundial da Água a empresa irá assinalar a efeméride através das redes sociais, com o enfoque de que pequenos gestos podem fazer toda a diferença.

 

 

Notícia “Valor Magazine” publicada a 31.03.2021:

https://www.valormagazine.pt/aguas-natural-de-santarem/

Posted on

Ver Projetos