243 30 50 50 (24h por dia)
Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
 
  • Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém sensibiliza crianças e jovens para o consumo sustentável de água em prol do compromisso com o meio ambiente

Home » Águas de Santarém » Águas de Santarém sensibiliza crianças e jovens para o consumo sustentável de água em prol do compromisso com o meio ambiente

Ação em Escolas reforça a importância de reciclar

 

A Águas de Santarém promoveu uma nova campanha de sensibilização ambiental, intitulada “Para salvar o planeta, comece por salvar a nossa cidade”, a qual visa incentivar o consumo de água da torneira, o uso de garrafas reutilizáveis e, naturalmente, a reciclagem, assumindo, assim, a responsabilidade social de participar ativamente na sensibilização e consciencialização de todos, em particular das gerações mais novas, no que diz respeito às boas práticas ambientais.

 

Esta campanha surge na sequência do lançamento, em outubro de 2020, de uma nova marca de água, que não deixa marca no planeta – a águAS – e do lançamento, a 22 de março último, por ocasião do Dia Mundial da Água, de uma garrafa reutilizável com materiais amigos do ambiente.

 

Reciclar, eliminar o plástico e beber água da torneira foram, pois, os motes desta campanha que foi apresentada na Escola EB2+3 D. João II, do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, esta terça-feira, dia 21 de setembro, a qual contou com a presença, entre outros, do presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, do presidente do município, Ricardo Gonçalves, da Vereadora Inês Barroso e do Coordenador do estabelecimento de ensino, António Prazeres.

 

O presidente da autarquia felicitou a Águas de Santarém pela iniciativa, destacou a “qualidade excecional” da água do concelho e alertou para o facto de que “a reciclagem, em Portugal, é pouco mais do que 10%”, havendo muito a fazer nesta matéria. Opinião partilhada pela vereadora com os pelouros da Educação e do Ambiente que salientou a importância da educação ambiental e da reciclagem nos escalões etários mais jovens, referindo que “é uma iniciativa louvável e fundamental para aquilo que é o nosso planeta”.

 

O coordenador da Escola EB2+3 D. João II referiu que este tipo de iniciativas “é sempre bem vinda” e reforçou que esta “é uma boa altura” para sensibilizar os mais jovens para a necessidade da reciclagem, cuja taxa sofreu um decréscimo com a pandemia.

 

A propósito desta campanha, o presidente da Águas de Santarém, Ramiro Matos, afirmou que “as crianças de hoje em dia são muito mais despertas para causas, mas, geralmente, para as causas globais”, salientando a necessidade de que “para salvar o planeta temos de começar por aquilo que está ao pé de nós, e da nossa cidade”. Referiu, ainda, que esta iniciativa estender-se-á a outras escolas  e que terá como ponto fixo a Sede da empresa para a troca de 10 garrafas plásticas por uma garrafa águAS.

 

A aposta na educação cívica de crianças e jovens contribui para a construção de gerações ambientalmente mais responsáveis e interventivas, potenciando valores e atitudes centrados no respeito pela preservação do planeta e dos seus recursos. Este é um desígnio da Águas de Santarém e esta campanha foi disso exemplo.

A primeira ação de sensibilização teve um balanço muito positivo, à qual aderiu, com grande entusiasmo, a geração mais nova, tendo sido distribuídas 115 garrafas reutilizáveis da marca águAS em troca de 1.150 garrafas de plástico. No computo final, foram entregues, no Ecocentro em Santarém, 40 kg de garrafas de plástico PET, o que nos deixa orgulhosos pela adesão à iniciativa e pelo impacto no meio ambiente.

 

A Águas de Santarém e o Planeta agradecem!

 

 

Cuidar. Poupar. Preservar.

 

23 de setembro de 2021

O Conselho de Administração

Posted on