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Águas de Santarém e os investimentos no 1º trimestre 2019

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A Águas de Santarém iniciou o ano de 2019 com adjudicação de empreitadas e serviços que acrescentem valor ao património da empresa numa lógica de ampliar a qualidade do serviço que se propõe prestar aos seus clientes – habitantes no concelho ou usuários nas diversas modalidades.

Neste primeiro trimestre já foram adjudicados mais de 80 000,00€ repartidos por quatro procedimentos distintos:

1 – Construção de Coletor na Rua da Banda d’ Além – Amais de Baixo

2 – Remodelação de Sistemas de Drenagem de Águas Residuais Domésticas do Centro Histórico de Santarém

3 – Reforço de perfuração de furo de captação de água

4 – Substituição de colunas de elevação nos furos JK10A Abrã, SC1 Romeira e PS24 Vale de Santarém.

O primeiro propõe-se dotar de rede pública de recolha de águas residuais domésticas – saneamento – uma rua de moradias onde a construção é recente ou ainda em fase de construção.

Considerando a aposta a nível europeu, bem como os compromissos nacionais na ampliação do serviço de saneamento básico, que levou aos avultados investimentos neste setor, nomeadamente por parte da Águas de Santarém, considerou-se justificar esta expansão numa zona nova e cujo sistema de recolha e tratamento de águas residuais alocado ao local é passível de receber e tratar o efluente esperado na implementação desta medida.

A segunda adjudicação tem como objetivo a conjugação de sinergias que permitam minimizar custos e incómodos aos utilizadores.

Tendo a Câmara Municipal informado que iria proceder à reabilitação e/ou remodelação de várias artérias do centro histórico da cidade, a Águas de Santarém entendeu conciliar esta oportunidade com a remodelação das infraestruturas de abastecimento de água e de recolha de águas residuais existentes nas referidas ruas e que se encontrem obsoletas.

Esta adjudicação tem por fim a elaboração de projetos que permitam avançar para a respetiva empreitada com reabilitação das infra estruturas antes de ocorrer a pavimentação.

A terceira empreitada referida acima, resulta da necessidade de criar uma zona de abastecimento específica para a localidade de Vaqueiros que ao momento está dependente de outro sistema com fragilidades na eficiência do serviço prestado, ficando deste modo ambos os sistemas reforçados, o atual porque deixa de abastecer Vaqueiros criando uma maior capacidade de resposta e o de Vaqueiros que fica autossuficiente.  Os trabalhos de perfuração já decorreram mas verificou-se que à profundidade prevista as camadas produtivas não permitiam assegurar níveis de captação compatíveis com os padrões de qualidade (quantidade) esperados, pelo que foi decidido afundar mais a perfuração consubstanciando uma captação de água mais eficaz para a área abrangida quer ao nível do fornecimento que ao nível das reservas mínimas.

Por último e neste primeiro trimestre do ano de 2019, foi adjudicado um procedimento de prestação de serviços em relação às captações indexadas aos sistemas de abastecimento de Abrã, Romeira e Vale de Santarém.

A captação da Abrã está a uma profundidade que não permite obter a quantidade de água que nos tranquilize em relação à perspetiva de consumos, nomeadamente no período de seca que estamos a atravessar, sendo ainda oportuno a substituição da tubagem por materiais mais atuais e de melhor resposta ao impacto da captação.

O investimento na captação do sistema da Romeira pretende reabilitar um circuito que foi suspenso por apresentar avarias frequentes na tubagem de elevação. O objetivo ao momento é substituir a tubagem obsoleta por outra mais resistente que garanta um serviço em continuidade e mais eficiente, dotando o sistema de mais recursos.

Na sequência da limpeza de rotina ao furo de captação de água do sistema de Vale de Santarém, verificou-se que um ganho de eficiência ao nível do caudal disponível.

Numa medida preventiva à ocorrência de avarias pelo efeito do aumento de caudal, entendeu-se ser oportuno substituir a tubagem por outra com maior capacidade de resposta e garantia de manutenção dos padrões de disponibilidade de serviço verificados.

Todas estas medidas têm como principio e objetivo final, capacitar os sistemas de abastecimento e saneamento de respostas de qualidade para os usuários dos serviços que a Águas de Santarém serve e que são uma constante no seu foco de atividade em processo contínuo de melhoria.

Não podemos dissociar grande parte destas decisões com a preocupação da Águas de Santarém com o período de seca “anunciado” e que dia após dia vai dando sinal de previsibilidade.

Na realidade temos conseguido gerir os sistemas sem que os clientes sejam afetados de forma expressiva e constrangedora e continuamos a investir e a repensar os modelos de serviço por forma a garantir o mesmo em qualidade e quantidade, mas não podemos ser alheios ao que se passa no mundo e mesmo em certas regiões do país.

Entendemos que ao momento a manutenção destes padrões de consumo devem ser também matéria de reflexão pelos consumidores e apelamos a que colaborem na comunicação do desperdício de água, pelo número dedicado grátis para chamadas locais, 800 209 973, tomado também medidas próprias para uso correto e indispensável da água e denunciem situações de roubos ou usos fraudulentos de água. Todos ganham quando todos colaboram.

A Administração da Águas de Santarém está preocupada com o futuro a curto e médio prazo por razões de ordem natural associadas aos padrões cada vez mais elevados de consumo e às quantidades de água disponíveis em condições de ser utilizadas, mas garante que continuará empenhada na resolução e prevenção de situações de crise e está segura que com a ajuda e colaboração de todos vamos garantir a continuidade do serviço com reconhecidos padrões de qualidade.

Gabinete de Comunicação

2019.04.23

 

 

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