243 30 50 50 (24h por dia)
Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
 
  • Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém e Câmara Municipal de Santarém promovem campanha de sensibilização em prol do combate ao desperdício de água

Home » Águas de Santarém » Águas de Santarém e Câmara Municipal de Santarém promovem campanha de sensibilização em prol do combate ao desperdício de água

Desafio lançado no âmbito do Dia Mundial da Água

 

 

Num ano particularmente desafiante, em que se verifica um acentuar do stress hídrico e da escassez de água, a poupança deste recurso vital é de extrema importância e está na ordem do dia.

 

Foi, pois, com o intuito de reforçar o compromisso com o meio ambiente que, numa iniciativa conjunta, Câmara Municipal de Santarém e a Águas de Santarém, promoveram uma nova campanha de sensibilização, intitulada “Fechamos a torneira ao desperdício”, a qual pretende apelar ao uso racional e adequado da água, assinalando-o num dia repleto de simbolismo – o Dia Mundial da Água.

 

Esta iniciativa tem como propósito incentivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso eficiente da água, começando pelas gerações mais novas e envolvendo todos os munícipes, com vista à proteção e preservação dos recursos hídricos – fundamentais para a sobrevivência de todos os seres do Planeta –.

 

Cuidar.Poupar.Preservar. é o slogan da Águas de Santarém, que não poderia ser mais adequado ao mote da campanha. Todos devemos ser parte da solução e ajudar a cuidar, a poupar e a preservar um bem maior – a água.

 

Fechamos a torneira ao desperdício foi esta sexta-feira apresentada na Escola EB 2/3 Alexandre Herculano, contando com a presença, entre outros, do presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, do presidente do Município, Ricardo Gonçalves, da Vereadora Inês Barroso e da Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida da Franca, que acolheu a todos de forma entusiasta, felicitando pela “ação meritória”.

 

A vereadora com o pelouro da Educação salientou que “Esta campanha é para toda a população do Concelho, mas muito direcionada àqueles que nós consideramos os melhores agentes para as ações ecológicas, para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, apelando a que “cada um continue a ser um embaixador da importância de preservar o nosso Planeta”.

 

A campanha foi apresentada pelo presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, apelando a que todos “possam interiorizar que é muito importante poupar água para que, ao longo da vida, não passem por momentos em que abram a torneira e que não corre água”, sublinhando que os alunos “cada vez mais, são jovens de causas” e que “todos devemos vestir a camisola do ambiente”.

O presidente da empresa municipal lançou um desafio simples: Fechar a torneira por uma hora! No dia 22, data em que se celebra o Dia Mundial da Água, das 15h às 16h nas Escolas do Concelho e das 22h às 23h em todas as casas do município, a par da campanha de sensibilização, a nível nacional, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, designada “H2Off – Hora de fechar a torneira”, de que a Águas de Santarém é Parceira Premium, e que conta já com a 2ª Edição.

 

Referiu, ainda, que iremos “Monitorizar esta ação e perceber o que, efetivamente, foi poupado nestas horas” e, assim, “perceber o impacto deste gesto simbólico”. Salientou que “de acordo com os consumos que existem, numa hora, em Santarém, consomem-se cerca de 500 m3 de água, suficiente para o consumo de uma família padrão durante 50 meses, ou, se quiserem, a água de 50 famílias durante um mês”. A título de exemplo, quantificou a poupança resultante de fechar as torneiras, só no Concelho de Santarém, durante uma hora: “dava para encher 30 camiões-cisterna de Bombeiros para apagar incêndios, … ou 100 mil garrafões de 5 litros de água”.

 

Frisou que “Há gestos simples que podem fazer poupar milhões de litros de água” e, ainda, a importância de “não desperdiçar água” e de o “repetir nos hábitos diários”.

 

Esta iniciativa contempla, também, um jogo interativo e pedagógico – AQUAQUIZ –, cuja 1ª Edição da Competição do Concelho de Santarém decorre, online, de 22 de março a 01 de abril, o qual se destina, em especial, à comunidade escolar do 2º e 3º ciclo do ensino básico, podendo, no entanto, ser jogado por todos, cujos prémios são de cariz sustentável.

 

O AQUAQUIZ é um jogo desenvolvido pelo Grupo AdP – Águas de Portugal com o objetivo de apoiar práticas pedagógicas criativas e participativas, promovendo a literacia ambiental e destacando o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja Competição Nacional conta já com a sua 3ª Edição, que terminou no passado dia 11 de março.

 

Para promover a sustentabilidade e a poupança da água ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo, o responsável da empresa referiu que a iniciativa contempla, ainda, o lançamento de um livro, designado “A viagem das gotinhAS”, o qual conta uma história sobre a importância da proteção e preservação da água, contém ilustrações para colorir e o desafio de fecharmos as torneiras nas Escolas (15h às 16h) e em todas as casas do Concelho (22h às 23h), cuja entrega será assinalada, no próximo dia 22, num gesto simbólico no Centro Escolar de Alcanede, pelas 15h.

 

O presidente da autarquia felicitou a Águas de Santarém pela iniciativa, apresentada “numa escola muito vocacionada para o ambiente”, destacando a importância da água e a abordagem que as gerações futuras devem ter sobre “uma matéria tão sensível como a escassez da água”.

 

Fazendo menção ao sucesso da campanha de responsabilidade ambiental, realizada em setembro e outubro último, de troca de garrafas de plástico por garrafas de vidro, e, em conclusão, Ricardo Gonçalves, agradeceu à Águas de Santarém por “continuar, de uma forma muito assertiva, com estas campanhas junto dos mais jovens, que, com toda a certeza, vão fazer a mudança no nosso Concelho”.

Assim, e num gesto simbólico e de união pela água, vamos todos fechar a torneira durante 60 minutos, num contributo por um futuro sustentável!

 

 

21 de março de 2022

Câmara Municipal de Santarém

Águas de Santarém

Posted on