• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém e Câmara Municipal de Santarém promovem campanha de sensibilização em prol da preservação da água

Home » Águas de Santarém » Águas de Santarém e Câmara Municipal de Santarém promovem campanha de sensibilização em prol da preservação da água

Detetives Águas lançam desafio no âmbito do Dia Mundial da Água

 

Mais do que o ciclo da água, Portugal atravessa, no século XXI, ciclos de seca, resultado da ação humana e alterações climáticas; mudanças cada vez mais visíveis a olho nu.

 

Perante os desafios que o mundo enfrenta relacionados com a escassez de água, este ano, mais do que nunca, é preciso agir, adotando medidas que visem prevenir e enfrentar uma crise à escala mundial. Assim, torna-se emergente salvar o nosso bem mais precioso, apelando, para tal, à ajuda dos mais pequenos, numa campanha que torna miúdos e graúdos em verdadeiros detetives.

 

Foi, pois, com o foco num futuro mais sustentável e com mais água que, numa iniciativa conjunta, a Águas de Santarém e a Câmara Municipal de Santarém, promoveram uma nova campanha de sensibilização, intitulada “Detetives Águas”, a qual pretende apelar à poupança e preservação deste recurso natural, assinalando-o num dia repleto de simbolismo – o Dia Mundial da Água.

A iniciativa tem o propósito de trazer, à luz, a importância da água – que é talvez o nosso bem mais precioso e delicado –, incentivando a que, juntos, podemos fazer a diferença, no nosso distrito, no nosso país, no nosso mundo, alterando a forma como pensamos, agimos e protegemos a nossa água.

 

A campanha foi apresentada pelo presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, que reforçou a importância deste tipo de iniciativas para a consciencialização de forma lúdica, divertida e educativa, referindo que O grande desafio que se coloca é a proteção deste bem essencial e deste bem escasso, que é a água”, e salientando, ainda, que os “os mais pequenos são os melhores para nos poderem ajudar nesta missão, de colaborar na poupança da água, no combate ao desperdício da água e ao consumo superfulo, e, naturalmente, à proteção do meio ambiente”.

 

Detetives Águas foi apresentada, no dia 22 de março, no Centro Escolar Salgueiro Maia, na Escola Básica de Alcanhões e na Escola Básica de Pernes, tendo os responsáveis dos Estabelecimentos de Ensino felicitado a iniciativa, cuja campanha se estima abranja mais duas escolas dos Agrupamentos do Concelho. A comunidade escolar acolheu, de forma entusiasta, as personagens dos detetives Álvaro Águas e Ana Águas – irmãos que investigam os crimes e procuram os inimigos da água –, os quais porporcionaram vários momentos didáticos e de diversão, onde o foco foi ensinar e promover a sustentabilidade; para gáudio dos alunos do ensino básico.

O responsável da empresa referiu que a iniciativa contempla o lançamento de um livro, designado “Bloco dos Detetives”, o qual alerta para a importância da proteção e preservação da água, que contém atividades e ilustrações para colorir, o qual foi distribuído a todos os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo de todas as Escolas do Concelho, e que fez a delícia dos mais novos. Em todo o Concelho, muitos foram os desafios, jogos e atividades que fizeram sobre este bem essencial, aprendendo a significativa importância enquanto recurso escasso e finito.

As crianças receberam a visita dos Detetives Águas, ficando a par das suas identidades e da sua missão, bem como de um convite para se juntarem a eles e fazer parte de um grupo que luta para salvar este recurso natural. Os Detetives Águas identificaram vários hábitos que todos nós devemos adotar para vivermos num planeta mais verde e sustentável, tendo constatado que as crianças podem e são excelentes protetores da água.

A Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Maria José Cordeiro, salientou que “Os nossos alunos são o futuro e é nele que temos de investir e dar o maior conhecimento possível sobre a importância da água e de como temos de tratá-la bem e de preservar este bem que é esgotável”.

 

O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, a propósito da iniciativa conjunta com a Águas de Santarém, referiu que esta “é no sentido de sensibilizar os mais jovens”, destacando, ainda, que “a campanha Detetives Águas e os nossos livros são pequenos instrumentos que queremos deixar aos mais jovens para que percebam, efetivamente, a importância que a água tem e que preservem este bem tão precioso.

 

O presidente da empresa municipal referiu, ainda, que “Trouxemos os nossos Detetives Águas, uma brincadeira para que os mais pequenos possam, também eles, entrar nesta missão de procurar quem não poupa, quem polui, quem continua a utilizar plástico e serem eles próprios a condenar esses atos, nos pais, em casa, com os amigos e na escola.”.

 

O Dia Mundial da Água, que é celebrado, anualmente e desde 1993, a 22 de março, ficou, igualmente, marcado pelo lançamento de um desafio simples, pelo terceiro ano consecutivo: Fechar a torneira por uma hora, das 22h às 23h, num gesto deliberado e consciente. Recorde-se que esta iniciativa é promovida, a nível nacional, pela APDA, designada “H2Off – Hora de fechar a torneira”, de que a Águas de Santarém é parceira, e que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

 

Apraz-nos, pois, registar a atenção e motivação das crianças que demonstraram um compromisso pela defesa da água, cujo vídeo do lançamento da campanha pode ser visualizado aqui:

Juntos pela Água e por um futuro sustentável!

24 de março de 2023

Águas de Santarém

Câmara Municipal de Santarém

Posted on