• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém disponibiliza mais infra-estruturas de saneamento em Abrã e Tremês

No dia 14 de janeiro de 2016, a empresa Águas de Santarém (A.S.) procedeu à realização de ensaios, seguido do arranque do novo sistema de saneamento da Abrã que, para além da rede, compreende uma Estação Elevatória e uma ETAR.

Esta ação teve início pelas 09h30 na Estação Elevatória de Abrã, com a presença de Rui Ferreira, Presidente de Junta de Freguesia da Abrã e de Teresa Ferreira, Administradora Executiva da Águas de Santarém. Ambos salientaram a importância da ativação desta infra-estrurura para bem das populações locais e da proteção do meio ambiente, apelando à mobilização dos residentes para efetuarem as respectivas ligações à rede pública de saneamento. A A.S. tem equipas no local para melhor aconselhamento dos munícipes relativamente à execução das ligações.
Este equipamento constitui um dos subsistemas da empreitada de expansão da rede de Saneamento de águas residuais no concelho de Santarém, sendo um projeto aprovado pelo Programa Operacional Temático, Eixo II, no âmbito do Quadro de Referência Nacional (QREN 2007-2013), com um investimento total superior a 25 milhões de euros.
A construção e a ampliação do serviço de Saneamento de águas residuais de Santarém permitiu a construção de um vasto conjunto de infra-estruturas, visando essencialmente o aumento dos índices de cobertura em saneamento de águas residuais do concelho.
A ETAR de Abrã, cujo arranque hoje assinalamos, compreende um esquema de tratamento preliminar de tamisagem, um tratamento primário que será efetuada numa decantação, seguindo para um tratamento secundário que será efetuada em dois leitos de macrófitas. Considera a A.S. que se trata de uma infra-estrutura de Saneamento de extrema importância, que permite a ligação de cerca de 300 habitantes da zona de Abrã.
Com a rede disponível, cumprindo o desejo tantas vezes manifestado pela população, aguardamos por parte dos residentes que providenciem a adaptação das redes prediais privadas e a respetiva ligação à rede pública.
Durante este dia executou-se também o arranque da Estação Elevatória de Tremês, ficando mais um sistema de saneamento em plenas condições de funcionamento.
A A.S. prevê para breve a disponibilização de mais infra-estrturas de saneamento para o concelho de Santarém.

Gabinete de Comunicação da Águas de Santarém