243 30 50 50 (24h por dia)
Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
 
  • Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém assinala Dia Mundial da Monitorização da Água

Home » Imprensa » Águas de Santarém assinala Dia Mundial da Monitorização da Água

O Dia Mundial da Monitorização da Água foi criado, em 2003, pela American’s Clean Water Foundation, tendo sido celebrado, inicialmente, a 18 de Outubro, no aniversário do US Clean Water Act.

 

No entanto, e dado que a água se encontra congelada em várias partes do mundo nessa altura do ano, a data foi antecipada um mês, sendo comemorada, anualmente, a 18 de Setembro. Esta efeméride foi criada para sensibilizar e envolver a população mundial na protecção dos recursos hídricos através da monitorização local dos mesmos.

 

O EarthEcho Water Challenge (ex-World Water Monitoring Challenge) traduz-se num desafio à escala mundial da organização não governamental EarthEcho International que visa incentivar os cidadãos a analisar e proteger os recursos locais desde o Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de Março, até ao final do ano. Este programa apela à consciencialização e envolvimento de todos para a necessidade urgente de proteger os recursos hídricos em todo o mundo, bem como de garantir a monitorização da sua qualidade ao longo de todo o processo.

 

Através de um simples kit de teste é possível retirar uma amostra de água para avaliar a sua qualidade, permitindo a análise de um conjunto de parâmetros, nomeadamente a sua temperatura, acidez (pH), clareza (turbidez) e oxigénio dissolvido.

 

A EarthEcho International analisa os resultados e publica-os online no seu website. Na presente data, esta iniciativa conta com 1.644.348 participantes de 146 países, tendo sido recolhidas 79.572 amostras de água.

 

Seja parte da solução neste desígnio tão importante da protecção de um bem escasso e essencial à vida de todos os seres vivos e participe no EarthEcho Water Challenge (https://www.monitorwater.org/).

 

A Águas de Santarém partilha desta preocupação, pelo que faz da protecção dos recursos hídricos o seu compromisso e missão, garantindo a melhor qualidade da água para os seus clientes.

 

 

 

Notícia “Correio do Ribatejo” publicada a 17.09.2021:

https://correiodoribatejo.pt/aguas-de-santarem-assinala-dia-mundial-da-monitorizacao-da-agua/

 

Posted on