• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Água da Santarém reabilita caixas de visita na Circular Urbana Dom Luis I (Rua O)

A empresa Águas de Santarém (A.S.) concluiu no passado dia 24 de Abril os trabalhos de reabilitação das caixas de visita da rede de drenagem de águas residuais doméstica e pluvial na circular urbana D. Luís I, Rua O, com recurso a tecnologia de ponta, que permite intervir no subsolo de forma menos destrutiva, sem abertura de vala. Cumulativamente persistem ganhos de operacionalidade que neste caso permitiram apenas condicionar o trânsito numa faixa de rodagem por troço, a qual ficou totalmente liberta ao final da tarde do próprio dia.

Esta é uma metodologia a que a Águas de Santarém tem recorrido sempre que a avaliação da situação permite concluir que a solução é tecnicamente possível e economicamente viável.

Tendo em consideração a zona abrangente dos coletores (recolha das águas de toda a zona da Avenida Bernardo Santareno, incluindo o Hospital), a sua elevada profundidade (aproximadamente 6 metros) e o elevado tráfego da circular, considerou-se muito relevante o recurso a esta tecnologia inovadora, permitindo manter a circulação do trânsito e o serviço de recolha de águas residuais, oferecendo garantias a longo prazo.

A intervenção com esta metodologia desenvolveu-se nos seguintes passos:

  • Lavagem a alta pressão das caixas de visita com robot automatizado;
  • Refechamento de juntas e reparação dos anéis pré-fabricados garantindo-se assim a sua capacidade estrutural;
  • Tratamento de infiltrações com injeção de resinas bicomponentes de base poliuretano através das caixas de visita;
  • Projeção em toda a caixa de visita de argamassa impermeabilizante com um robot vertical com cabeça rotativa;
  • Injeção de grout na zona do abatimento para preenchimento de vazios e posterior pavimentação da faixa de rodagem.

A maioria das infraestruturas de saneamento e de abastecimento de água encontram-se enterradas e a sua reabilitação/substituição causa inevitavelmente um impacto negativo no dia-a-dia dos Escalabitanos. O recurso a estes procedimentos sustentados em novas tecnologias minimizam o impacto ambiental e apesar de terem menos visibilidade são de maior eficiência, pelo que sempre que possível será esta a opção da Águas de Santarém.

Administração da Águas de Santarém.
Teresa Ferreira
28.04.2015