Comunicação

Águas da Santarém usa robô para reabilitar caixas na circular de Santarém

A Águas de Santarém concluiu no dia 24 os trabalhos de reabilitação das caixas de recepção de águas residuais domésticas e pluviais na circular urbana D. Luís I, conhecida por Rua O. Nesta intervenção recorreu-se a tecnologia de ponta, com um robô, que permitiu “intervir no subsolo de forma menos destrutiva, sem abertura de vala”, informa a empresa municipal.

Nesta intervenção foi possível condicionar apenas o trânsito numa faixa de rodagem por troço, evitando assim constrangimentos aos condutores.

As caixas recebem as águas dos colectores da zona da Avenida Bernardo Santareno, incluindo o hospital, e estão a uma profundidade de cerca de seis metros. O uso da tecnologia inovadora permitiu manter o serviço de recolha de águas residuais.

A intervenção consistiu na lavagem a alta pressão das caixas de visita com um robô, refechamento de juntas e reparação dos anéis pré-fabricados, tratamento de infiltrações com injecção de resinas, projecção em toda a caixa de visita de argamassa impermeabilizante com um robô vertical com cabeça rotativa, entre outras.

“A maioria das infraestruturas de saneamento e de abastecimento de água encontram-se enterradas e a sua reabilitação/substituição causa inevitavelmente um impacto negativo no dia-a-dia dos Escalabitanos. O recurso a estes procedimentos sustentados em novas tecnologias minimizam o impacto ambiental e apesar de terem menos visibilidade são de maior eficiência”, realça a Águas de Santarém.

 

Publicada a 28-04-2015

 

Noticia retirada do jornal O Mirante:
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=81680&idSeccao=479&Action=noticia#.VUCJ08t0zIV

Skip to content