Saneamento

O sistema de Saneamento e o tratamento das águas residuais são essencialmente constituídos por redes de coletores, emissários, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais, que permitem recolher, drenar e levar a destino final as águas residuais produzidas pelos utilizadores, em condições que permitam garantir a saúde pública, a proteção do ambiente e a qualidade do meio recetor.
Rede coletores e emissários (Km)
Estações Elevatórias
ETAR
TOTAL
449
67
20

Monitorização

Todo o sistema de Saneamento e Tratamento de águas residuais é monitorizado nas diversas vertentes desde monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos à qualidade das águas residuais afluentes aos sistemas de tratamento. Incluindo também a monitorização e o controlo de qualidade nas diversas etapas de tratamento até à descarga final e respetivo meio recetor.

Conforme o Título de Utilização Ambiental/Licença atribuídas para cada ETAR, de acordo com o artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio, é implementado um sistema de autocontrolo que consiste num programa de monitorização e análises de diversos parâmetros para os quais estão definidos os Valores Limite de Emissão (VLE) para os efluentes tratados.

Os resultados do programa de autocontrolo são reportados mensalmente à entidade licenciadora APA_ARHT.

Programa de Autocontrolo estabelecido para cada ETAR

Autocontrolo

ETARs
Quinzenal
Mensal
Alcanhões
x
x
Amiais de Baixo
x
x
Pernes
x
x
Póvoa de Santarém
x
Pombalinho
x
Quinta das Trigosas
x
Santarém
x
x
Alcanede
x
Vale de Santarém
x
x
Tremês
x
Azóia de Cima
x
Advagar
x
O Canal
x
Azenha o Almeirim
x
Aldeia da Ribeira 1
x
Aldeia da Ribeira 2
x
Abrã
x
Santos
x
Vaqueiros
x
Alqueidão do Rei
x
Skip to content