• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

PMQA

Parte da missão da Águas de Santarém passa por assegurar continuamente a distribuição de água de qualidade a todos os seus clientes.

A água distribuída na rede pública e à saída das torneiras dos consumidores tem qualidade assegurada e comprovada pelo registo dos resultados das análises efetuadas, em regra sempre superiores ao estabelecido, procurando a Empresa o integral cumprimento dos parâmetros legais.

Assim a Águas de Santarém elaboram anualmente um “PMQA” – Programa de Monitorização da Qualidade da Água.

Este plano engloba o Programa de Controlo Operacional (PCO) e o Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA).

O PCO organiza, de modo mais abrangente, todo o controlo operacional desenvolvido pela Águas de Santarém, e que compreendem um conjunto de observações, avaliações analíticas e ações, desde a captação, tratamento, adução, elevação, armazenamento até à distribuição e que contribuem para a obtenção de uma água de qualidade adequada para o consumo humano. Todo o sistema é sujeito a uma observação permanente e contínua, com vista a detetar e corrigir, em tempo útil, as alterações que eventualmente ocorram na qualidade da água.

O PCQA constitui um programa de controlo analítico cujo objetivo é verificar o cumprimento dos valores paramétricos de Decreto- Lei nº 306/2007 e do Decreto Lei 152/2017, relativos à qualidade da água para consumo humano.

Com a implementação do novo Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro, a Águas de Santarém começou a efetuar a divulgação dos resultados por zona de abastecimento.