Os padrões de qualidade da água de distribuição por rede pública no conselho de Santarém são aferidos e controlados pela empresa Águas de Santarém sob supervisão da entidade reguladora do setor, ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
De acordo com a legislação em vigor e porque o controlo de qualidade da água tem assumido elevado rigor quer na frequência quer na diversidade de parâmetros analisados, a água para consumo humano deve ter sempre origem na rede pública de abastecimento, deixando qualquer outra fonte de água (não controlada pela entidade gestora) para utilização com outros destinos que não os de consumo humano.
Para que esta norma seja cumprida e em conformidade com o disposto no nº 6, do Art. 16º, do Dec. Lei nº 152/2017 de 7 de dezembro, “no caso dos fontanários que não sejam origem única de água para consumo humano e que não tenham sido integrados no PCQA as entidades gestoras devem providenciar a colocação de placas informativas de água não controlada ou de água imprópria para consumo humano, de acordo com as orientações da autoridade de saúde”.
Numa lógica de clareza e de informação mostramos de seguida imagens de fontes de acesso público de água que não fazem parte da rede pública de abastecimento e que por esse facto estão identificadas como “Água não Controlada”.
Atualização: Fevereiro de 2022