• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Políticas

Política da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

Esta política foi desenvolvida tendo em conta as atividades e os objetivos da empresa Águas de Santarém.

 

A nossa atuação vai no sentido de prestar um serviço público de qualidade, orientado por princípios de eficácia de gestão, tendo em conta, a melhoria continua e a defesa dos valores de ordem social e ambiental, num quadro de sustentabilidade económica, financeira e técnica.

 

A política da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho evidencia o comprometimento da empresa Águas de Santarém na manutenção do Sistema de Gestão Integrado.

 

Esta rege-se pelos seguintes princípios:

  • Assegurar a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado;
  • Promover o trabalho em equipa, valorização profissional, bem-estar e felicidade organizacional e consulta e participação de todos os colaboradores da empresa Águas de Santarém;
  • Cumprir os requisitos normativos, bem como, os requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva;
  • Garantir a distribuição de água para consumo humano com qualidade à população do município de Santarém;
  • Assegurar a recolha e tratamento das águas residuais da população do município de Santarém, garantindo assim, a qualidade de efluentes rejeitados no meio hídrico;
  • Avaliar e promover as necessidades e expectativas dos clientes, dos colaboradores, da comunidade e restantes partes interessadas;
  • Definir e rever periodicamente os princípios, objetivos e metas, tendo em conta, os processos, impactes ambientais e os riscos laborais significativos, de modo a garantir a melhoria continua;
  • Assegurar os meios adequados, de modo a prevenir lesões, ferimentos e danos para a saúde, contribuindo assim, para a proteção da saúde e segurança dos colaboradores e de toda a comunidade envolvente;
  • Prevenir a poluição e racionalizar a utilização de recursos naturais, no sentido de minimizar os impactes ambientais.

 

Esta política é devidamente divulgada pelos colaboradores e restantes partes interessadas.

 

Por forma a concretizar estes princípios, a empresa Águas de Santarém conta com o envolvimento e participação dos seus colaboradores.

 

 

 

Política da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e Bem-Estar e Felicidade Organizacional

 

Esta política foi desenvolvida tendo como objetivo a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal com vista ao bem-estar e felicidade organizacional.

 

A felicidade e o bem-estar de todos, contribuirá para prestar um serviço público de qualidade, orientado por princípios de eficácia de gestão, tendo em conta, a melhoria continua e a defesa dos valores de ordem social e ambiental, num quadro de sustentabilidade económica, financeira e técnica.

 

Neste seguimento, a Águas de Santarém compromete-se a seguir os seguintes princípios e valores:

  • Definir e rever os objetivos de saúde e segurança, bem-estar e felicidade e promover medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos colaboradores da empresa Águas de Santarém, através de boas práticas laborais, apoio profissional, desenvolvimento pessoal, serviços e benefícios;
  • Assegurar a monitorização e melhoria contínua da eficácia dos Sistemas de Bem-Estar e Felicidade, bem como da Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
  • Cumprir os requisitos normativos do sistema integrado de gestão, bem como, os requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva em matéria de conciliação, bem-estar e felicidade, atuação socialmente responsável através da subscrição dos ODS, nomeadamente os princípios e valores;
  • Envolver de forma contínua, através de uma boa comunicação e meios adequados, todos os colaboradores e restantes partes interessadas, não desvalorizando as diferenças individuais;
  • Proporcionar boas práticas laborais, apoio profissional e desenvolvimento pessoal e serviços e benefícios;
  • Assegurar o respeito pelo princípio da igualdade e não-discriminação, responsabilização, trabalho com propósito, transparência, atuando de forma ética e respeitando as partes interessadas, subscrito no Plano de Igualdade de Género e no Acordo de Empresa (AE), onde está subscrito o Código de Ética.

 

Por forma a concretizar estes princípios, a empresa Águas de Santarém conta com o envolvimento, consulta e participação dos seus colaboradores.

 

 

 

Política Responsabilidade Social Alinhada com os ODS

 

Âmbito e Política/Declaração de Intenções

Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

Âmbito

Responsabilidade Social Corporativa alinhada com os ODS nas atividades de serviços de captação, armazenamento, distribuição e controlo de água para consumo humano e recolha e tratamento das águas residuais no concelho de Santarém.

 

Política/Declaração de Intenções

Esta política foi desenvolvida tendo como objetivo a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Pelas pessoas, pelo planeta e pela prosperidade, a empresa Águas de Santarém assume os seguintes compromissos:

  • Cuidar, Poupar e Preservar;
  • Promover o desenvolvimento sustentável, e ser transparente sobre o seu desempenho;
  • Assegurar os recursos necessários para o bom desenvolvimento e melhoria contínua do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os ODS;
  • Integrar os aspetos relacionados com o Sistema de Gestão em todos os processos estratégicos e operações da empresa;
  • Cumprir os requisitos normativos, bem como, os requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva em matéria de RSC-ODS;
  • Envolver de forma continua, através da comunicação e meios adequados, a todas as partes interessadas envolvidas no Sistema, da importância do cumprimento dos procedimentos, do alcance dos objetivos e das consequências do incumprimento;
  • Gerir possíveis conflitos de interesses entre os objetivos estratégicos da empresa e do Sistema de Gestão.

 

De acordo com a Agenda 2030, a empresa Águas de Santarém subscreve os seguintes ODS:

  • ODS 3 – Saúde de Qualidade
  • ODS 4 – Educação de Qualidade
  • ODS 5 – Igualdade de Género
  • ODS 6 – Água Potável e Saneamento
  • ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis
  • ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis
  • ODS 13 – Ação Climática
  • ODS 14 – Proteger a Vida Marinha

 

Para que todos estes compromissos sejam concretizáveis, a empresa Águas de Santarém conta com o envolvimento de todos os seus colaboradores.