Águas de Santarém mantém tarifário da água e prevê 3,1ME de investimento em 2019

O orçamento da Águas de Santarém foi aprovado na reunião do executivo municipal na quarta-feira, 31 de Outubro.

A empresa municipal Águas de Santarém vai manter em 2019 o actual tarifário de abastecimento de água e subirá a tarifa de saneamento em quatro pontos percentuais, tendo prevista uma verba de 3,1 milhões de euros para investimento.

O orçamento da Águas de Santarém (AS), aprovado na reunião do executivo municipal na quarta-feira, prevê que 58% da verba destinada a investimento irá para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, visando assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que actualmente se situam nos 30%.

Segundo a administradora da AS, Teresa Ferreira, o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de “meios libertados pela empresa”, sem recurso a financiamento comunitário nem a fundos comunitários, cujos avisos de abertura de candidaturas “tardam em abrir”, lamentou.

Além da substituição de condutas, a empresa vai investir em sistemas de controlo de PH, reabilitação de reservatórios e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

Teresa Ferreira sublinhou que o aumento no tarifário do saneamento terá impacto residual na factura das famílias e responde a uma exigência da entidade reguladora.

Noticia retirada do jornal O Mirante:

http://omirante.pt/sociedade/2018-11-02-Aguas-de-Santarem-mantem-tarifario-da-agua