• Atendimento: Segunda a Sexta das 8h30 às 16h30 (Águas de Santarém) e 9h00 às 18h00 (Loja do Cidadão de Santarém)
  • Telefone: 243 30 50 50 (24h por dia)

Águas de Santarém com resultados positivos em 2015

A empresa municipal Águas de Santarém obteve um resultado positivo no exercício do ano passado no valor de 445 mil euros, melhorando o desempenho face ao ano de 2014.
Esse quadro resulta em parte do facto de, pela primeira vez, a empresa ter ultrapassado a fasquia dos 8 milhões de euros no capítulo das vendas e prestação de serviços.

Um objectivo que já vinha sendo perseguido há algum tempo, como referiu a administradora executiva Teresa Ferreira na reunião de câmara de segunda-feira, 4 de Abril, onde as contas foram aprovadas pelo executivo camarário com os votos da maioria PSD. A oposição PS e CDU absteve-se.

Teresa Ferreira disse mesmo que um resultado positivo desse valor dificilmente será repetível em 2016, já que se prevê um aumento significativo dos custos energéticos e outros em virtude da entrada em funcionamento de todo o sistema de saneamento básico, nomeadamente das novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e estações elevatórias.

A oposição registou a melhoria dos resultados, mas o vereador Jorge Luís (CDU) considerou “preocupante” a diminuição de consumo de água verificada em 2015, pelo que, concluiu, a melhoria dos resultados advém do aumento do tarifário.

Teresa Ferreira confirmou a redução de consumos e também de clientes (cerca de menos 190 em Dezembro de 2015 face a igual mês de 2014), factores contrabalançados com a substituição de contadores, as campanhas de recuperação de leituras e reforço da fiscalização.

Já o vereador Ricardo Segurado (PS) salientou o aumento dos custos com pessoal e serviços externos, pondo mesmo em causa a necessidade de a empresa ter 127 pessoas (mais 7 que no final de 2014) ao seu serviço.

O aumento de pessoal foi justificado por Teresa Ferreira com a contratação de duas pessoas que irão prestar serviço no balcão das Águas de Santarém na nova Loja do Cidadão e também de operadores para as novas ETAR. A administradora garantiu ainda que o quadro de pessoal não irá aumentar em 2016.Santarém.

 

Noticia retirada do jornal O Mirante:

http://www.omirante.pt/?idEdicao=54&id=89534&idSeccao=479&Action=noticia#.VwYSvzEsrNV